Este sítio é melhor visualizado com Mozilla Firefox (resolução 1024x768/fonte Times New Roman 16)

Roberto Acioli de Oliveira

Arquivos

23 de mai. de 2008

Arte do Corpo: Yoko Ono e a Tesoura




Durante uma hora ela esteve sentada no palco. A platéia era convidada para subir e cortar-lhe a roupa com uma tesoura. Enquanto seu traje ia se desmanchando, ela cobria os seios com as mãos. Nas palavras de Carolee Schneemann, uma das primeiras a colocar o próprio corpo em evidência em suas performances artísticas nos Estados Unidos, Yoko Ono foi a única que produziu Arte do Corpo antes dela - que o fez em 1963 com Eye/Body (Olho/Corpo) (1). Através de Cut Piece (Cortes, 1964), Yoko Ono trouxe o tema das dores físicas e emocionais. Esta performance pode ser lida como um discurso a respeito da passividade e da agressão.

Pode também ser interpretada como uma oferta do eu enquanto vítima conectando-se à reciprocidade entre insulto e autodepreciação. Pode ainda referir-se à renúncia de poder necessária a troca sadomasoquista. Demonstra também o potencial para fazer do “outro” um objeto na militarização do sentimento que remove a compaixão dos atos brutais. Pode ser também um comentário sobre a troca entre aquele que observa e o objeto observado. Cut Piece decreta a responsabilidade que os espectadores (a platéia) devem assumir na experiência estética (2).

Desconstruíndo a supostamente neutra relação entre sujeito e objeto existente entre platéia (público, espectadores, observadores) e objeto de arte, Yoko Ono apresentou uma situação onde o/a observador/a se implicava no ato potencialmente agressivo de desvelar, desnudar, um corpo passivo. O fato de se tratar de um corpo feminino carregou ainda mais a performance com as questões de gênero. Enfatizando a reciprocidade na maneira como platéia e objetos tornam-se objetos uns para os outros, Cut Piece demonstra como a observação irresponsável pode chegar a destruir o objeto percebido (3).

Notas:

1. SCHNEEMANN, Carolee. More Than Meat Joy: Complete Performances, Works and Selected Writings (1979). IN WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body. London: Phaidon, 2000. P. 197.
2. STILES, Kristine. Between Water and Stone – Fluxus Performance: A Metaphysics of Acts IN WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body… Op. Cit., p. 211.
3. WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body… Op. Cit., p.74.

Postagens populares (última semana)

Quadro de Avisos

Salvo quando indicado em algum ponto da página ou do perfil, este blog jamais foi patrocinado por ninguém e não patrocina nada (cursos, palestras, etc.), e jamais "doou" artigos para sites de "ajuda" a estudantes - seja no passado, presente ou futuro. Cuidado, não sejam enganados por ladrões da identidade alheia.

e-mail (no perfil do blog).
....

COMO CITAR ESTE BLOG: clique no título do artigo, verifique o link no alto da tela e escreva depois do nome do autor e do título: DISPONÍVEL EM: http://digite o link da página em questão ACESSO EM: dia/mês/ano

Marcadores

Action Painting Androginia Anorexia Antigo Egito Antonioni Antropologia Antropologia Criminal Aristóteles Armas Arquitetura da Destruição Artaud Arte Arte Degenerada Arte do Corpo Auto-Retrato Balthus Bat Girl Batman Baudrillard Bauhaus Beckmann Beleza Biblioclasta Body Art botox Brecht Bulimia Bullying Buñuel Burguesia Butô Cabelo Carl Jung Carnaval de Veneza Carolee Schneemann Castração Censura Cesare Lombroso Cézanne Chaplin Charles Darwin Charles Le Brun Chicago Cicciolina Ciência Ciência do Concreto Cindy Sherman Cinema Claude Lévi-Strauss Claus Oldenburg Clifford Geertz Clitoridectomia Close up Código Hays Comunismo Corpo Criança Cristianismo Cubismo Cultura Da Vinci Dadaísmo David Le Breton Descartes Desinformação Déspota Oriental Deus Diabo Distopia Erotismo Eugenia Europa Evgen Bavcar Expressionismo Fahrenheit 451 Falocentrismo Família Fascismo Fellini Feminilidade Feminismo Ficção Científica Filme de Horror Fisiognomonia Fluxus Fotografia Francis Bacon Francisco Goya Frankenstein Franz Boas Freud Frida Kahlo Fritz Lang Frobenius Futurismo Games Gaudí Gauguin George Lucas George Maciunas Giacometti Giambattista Della Porta Gilles Deleuze Giuseppe Arcimboldo Goebbels Grécia Griffith Guerra nas Estrelas H.G. Wells Herói Hieronymus Bosch História Hitchcock Hitler Hollywood Holocausto Homossexual HR Giger Idade Média Igreja Imagem Império Romano imprensa Índio Infibulação Informação Inquisição Ioruba Islamismo Jackson Pollock Jan Saudek Janine Antoni Johan Kaspar Lavater Judeu Judeu Süss Kadiwéu kamikaze Konrad Lorenz Koons Ku Klux Klan Kurosawa Le Goff Leni Riefenstahl Livro Loucura Loura Lutero Madonna Magritte Manifesto Antropofágico Maquiagem Marilyn Monroe Marketing Máscaras Masculinidade Masumura Maternidade Matisse Max Ernst Merleau-Ponty Michel Foucault Mídia Militares Minorias Misoginia Mitologia Mizoguchi Morte Muçulmanos Mulher Mulher Gato Mulher Maravilha Mussolini Nascimento de Uma Nação Nazismo Nova Objetividade Nudez O Judeu Eterno O Planeta Proibido O Retrato de Dorian Gray O Show de Truman Olho Orientalismo Orson Welles Orwell Oshima Ozu Palestinos Panóptico Papeis Sexuais Papua Paul Virílio Pênis Perdidos no Espaço Performance Picasso Piercing Pin-Ups plástica Platão Pornografia Primitivismo Privacidade Propaganda Prosopagnosia Protestantismo Psicanálise Publicidade Purgatório Puritanismo Racismo Razão Religião Retrato Richard Wagner Rita Haywood Robert Mapplethorpe Rosto Sadomasoquismo Salvador Dali Sartre Seio Semiótica Sexo Sexualidade Shigeko Kubota Silicone Simone de Beauvoir Sociedade Sociedade de Controle Sociedade Disciplinar Sociedades Primitivas Sprinkle Stanley Kubrick Suicídio Super-Herói Super-Homem Surrealismo Tatuagem Televisão Terrorismo Umberto Eco Vagina van Gogh Viagem a Tóquio Violência Walt Disney Woody Allen Xenofobia Yoko Ono Yves Klein

Minha lista de blogs

Visitantes

Flag Counter
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.